segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Vitamina D: Para que serve, como tomar e melhor horário

Em um momento crítico onde muitas pessoas se vêem forçadas a permanecer isoladas em suas casas, se torna cada vez maior a preocupação de como manter seus níveis saudáveis de vitaminas e minerais em seu corpo de maneira eficaz e saudável.

Tendo em vista a importância das vitaminas no corpo humano e a Vitamina D sendo a responsável por regular várias funções biológicas essenciais, é imprescindível — especialmente na presença do cenário atual, onde as alternativas estão limitadas — incluir em sua dieta uma variedade considerável de alimentos que possam suprir as necessidades diárias da substância para manter o seu corpo o mais saudável possível.

Veja a seguir para que serve, como tomar e melhor horário para se consumir a Vitamina D no seu dia a dia, para se manter sempre saudável e com um desempenho satisfatório.

Vitamina D para que serve

A Vitamina D exerce inúmeras funções no corpo humano e a importância da mesma faz com que sua ausência seja rapidamente sentida em uma variedade de sintomas tais como dores nas articulações, nos músculos e ossos, fadiga, fraqueza muscular dentre vários outros.

Vitamina D para que serve fonte: freepik.

Como um hormônio cuja principal função é regular a quantidade de cálcio e fósforo em nosso organismo, aumentando a absorção desses sais minerais no intestino, a vitamina D é fundamental no que diz respeito à saúde de nossos ossos e força muscular. Mas isso não é tudo.

As funções do cálcio e o fósforo, quando bem regulados pela vitamina D, se aplicam a todos os músculos sem exceção, e o coração, o principal músculo do corpo humano é um deles. Essas substâncias influenciam o controle e ritmo das contrações do músculo cardíaco, sendo importantes para bombear sangue para o corpo.

Além disso, as células que fazem parte do sistema imunológico, a exemplo dos linfócitos, têm receptores para a vitamina D, que atua no fortalecimento do sistema de defesa e auxilia na prevenção de doenças.

A vitamina D também vem sendo usada como uma ferramenta experimental para combater doenças autoimunes, pois acredita-se que essa substância poderia inibir de forma seletiva a reação auto-destrutiva do organismo nesses casos.

Estudos iniciais já indicam que a vitamina D poderia auxiliar na prevenção de diversos tipos de câncer, tendo em vista a sua atuação no processo de diferenciação celular, que poderia até mesmo evitar o aparecimento de células cancerosas.

Vitamina D como tomar

Há três formas comumente reconhecidas através das quais a pessoa pode melhorar os níveis de vitamina D em seu próprio corpo: a exposição moderada aos raios solares, a adequação alimentar e inserção de alimentos apropriados para uma dieta equilibrada, e é claro, a adição de suplementos alimentares no dia a dia.

Vitamina D como tomar Fonte: Freepik.

No que se refere à exposição ao sol, a importância dessa prática reside no fato de que a Vitamina D tem a particularidade de ser produzida pelo nosso próprio organismo através da interação entre a pele e os raios ultravioleta, na forma de um hormônio sintetizado a partir do colesterol (o colecalciferol citado no início deste artigo).

Para evitar a carência da substância, é importante ficar entre 15 a 20 minutos sob o sol por dia. Braços e pernas devem estar expostos, pois a quantidade de vitamina D que será sintetizada graças à interação dos raios solares com a pele é proporcional a quantidade de pele que está sendo exposta.

Se realizada da maneira recomendada por uma pessoa saudável, a exposição solar já fornece quantidades suficientes de Vitamina D para suprir as necessidades diárias.

Como essa prática por si só já consegue proporcionar um nível considerável da substância, é importante também que um profissional da saúde realize uma análise das necessidades do indivíduo, a fim de saber se, no caso específico, essa rotina é suficiente ou se é preciso acompanhá-la com uma alimentação fortificada ou uso de suplementos.

A ingestão de Vitamina D através da alimentação se dá por meio de alimentos ricos em lipídios (gordura), e a substância está presente em uma maior concentração em peixes, derivados do leite como manteiga e queijos gordurosos, e fígado.

Qual melhor horário para tomar Vitamina D

Recomenda-se que a exposição do corpo ao sol é ideal se realizada diariamente, com protetor solar e com o corpo devidamente descoberto para maior contato com a radiação ultravioleta, nos horários anteriores as 10 da manhã e posteriores às 3 da tarde por um total de 10 a 15 minutos todos os dias. Esse horário é, segundo estudos, aquele onde a produção de vitamina D pelo organismo seria mais eficiente.

Qual melhor horário para tomar Vitamina D. fonte: Freepik.

Os horários entre as 10 da manhã e as 3 da tarde devem ser evitados, pois o mesmo é o horário de pico de sol, onde os raios solares se encontram com maior intensidade, podendo acarretar em danos permanentes à pele e até mesmo doenças como o câncer de pele. Para o caso de não consiga evitar esse contato é sempre interessante ter em mãos um bom protetor solar.

Outras fontes recomendam um total acumulado de 140 minutos de exposição à luz solar ao longo da semana, podendo-se atingir esse total passando 20 minutos sob o sol todos os dias ou tomando 1 hora e 10 minutos de sol em apenas dois dias da semana.

Não é interessante seguir rotinas semelhantes ao segundo cenário descrito, visto que a exposição prolongada ao sol causa o escurecimento da pele, formando uma camada cada vez maior de melanina, esta que serve como barreira para a radiação ultravioleta e consequentemente a longo prazo dificulta a produção de vitamina D.

Quanto à alimentação, o melhor horário para ingerir alimentos gordurosos fonte de Vitamina D seria a hora do almoço, tendo em vista o “ritmo” acelerado no qual a maioria das pessoas se encontram a essa hora do dia.

Resta lembrar que a alimentação e a exposição ao sol não são formas as únicas e exclusivas formas de se obter Vitamina D, pois a quantidade deste nutriente adquirida por meio dos alimentos e do banho de sol muitas vezes não é o suficiente para suprir o organismo, sendo assim resta também a alternativa de complementar sua alimentação adicionando na mesma os suplementos alimentares, onde os mesmos têm cargas extras não somente de Vitamina D mas também de outras Vitaminas, Minerais, Proteína e etc.

The post Vitamina D: Para que serve, como tomar e melhor horário appeared first on Blog Nature Center.

Nenhum comentário:

Postar um comentário