A orientação do Ministério da Saúde é que, em caso de suspeita de coronavírus, você e seus familiares fiquem em casa em isolamento por 14 dias. Caso os sintomas apresentem alguma piora, aí sim deve-se procurar ajuda médica.
O que fazer diante de sintomas leves
Os sintomas leves da doença lembram os de um simples resfriado. Sendo assim, seus cuidados também são similares:
- Fique de repouso
- Hidrate-se bem
- Alimente-se de forma saudável
- Recorra a antitérmicos em caso de febre
De qualquer forma, mantenha-se em isolamento, use máscara e faça a higienização adequada das mãos e dos objetos em que tocar, não contribua para a transmissão viral.
Se houver alguma dificuldade, utilize o disque saúde, 136, para entrar em contato com profissionais da área.
Acho que estou com Coronavírus, e agora?
A suspeita de coronavírus se torna mais evidente quando, além dos sintomas da gripe, surgem febre alta, tosse seca e dificuldades para respirar.
Diante disso, a primeira coisa a se fazer é ligar no número 136 e buscar orientações do Ministério da Saúde. Ao ir até hospitais e pronto-socorros em um momento como este você estará se expondo e colocando outros doentes em risco.
Entrando em contato com as autoridades de saúde você receberá o atendimento necessário. Se houver necessidade, esses profissionais te orientarão a procurar um hospital e te instruirão sobre como resguardar a sua saúde e evitar a transmissão viral neste momento.
A Telemedicina avançou rápido e se tornou uma outra maneira para avaliação dos sintomas, através da Teleconsulta é possível receber atendimento a distância para avaliação do sintomas e triagem.
Quando devo fazer o teste?
Antes de tudo, para fazer o teste você precisará de um encaminhamento médico para tal. Ninguém pode simplesmente chegar em hospital, seja ele da rede pública ou privada, e pedir pelo exame.
Não há um tratamento ideal para o coronavírus, por isso, individualmente falando, a testagem não faz tanta diferença. Todos que estiverem suspeita de coronavírus devem ficar em isolamento e a evolução da doença deve ser acompanhada de perto.
O exame para comprovação da infecção contribui, no entanto, para um controle epidemiológico da doença.
O teste utiliza uma técnica conhecida como RT-PCR, que estuda uma sequência genética viral. É utilizado um coquetel de reagentes em temperatura controlada para replicação de novas cópias desta sequência. Quando a amplificação acontece, o exame é tido como positivo.
A Abbott Laboratories está lançando uma nova modalidade de teste que tenta otimizar o tempo do resultado. A ideia é que em cinco minutos possamos dizer se uma pessoa está ou não infectada.
O teste é feito através de um cotonete, que após entrar em contato com o nariz ou garganta do paciente, mistura-se a uma solução capaz de quebrar o vírus, liberando o seu RNA. Essa solução é inserida a um sistema ID Now, que possui tecnologia para ampliar sequências do coronavírus, bem como no teste anterior.
A ideia é facilitar o processo diagnóstico da doença e, desta forma, cooperar para seu controle.
Se você está com suspeita de coronavírus, permaneça em casa em isolamento, fique atento aos sintomas da doença, e se preciso, entre em contato com as autoridades de saúde através do número 136.
Clique aqui e receba novidades sobre Telemedicina e Teleconsulta.
The post O que fazer diante da suspeita de Coronavírus? appeared first on BoaConsulta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário