Você sabe como se faz para aumentar o número de vendas em sua loja de suplementos e produtos naturais? Você já tentou de tudo e nada deu certo? Então por isso resolvemos separar 4 estratégias para aumentar as vendas na sua loja.
Se você ler e entender cada tópico, irá perceber o porquê muitas lojas pequenas vendem muito.
Agora não tem desculpas, pois poderá aplicar essas estratégias em sua loja de suplementos e produtos naturais a partir de hoje. Tenha um bom proveito.
1. Publicidade de Resultado: atraia visitantes para a loja de suplementos e produtos naturais
Você já viu alguma loja vender produtos para o Gasparzinho? Acho que é bem difícil, vi isso apenas nos filmes (brincadeiras a parte). Mas o que eu quero dizer é o seguinte, não adianta você ter uma grande estrutura e os melhores produtos se você nem mesmo tem pessoas entrando em sua loja de suplementos e produtos naturais.
Espero que você não seja aquele tipo de empresário que fica sentado o dia inteiro atrás do balcão esperando um cliente aparecer como mágica em sua loja e comprar mais de mil reais em produtos. Infelizmente isso não existe.
Pessoas entrando no seu estabelecimento é o principal fator que faz aumentar as chances das vendas, pois é lá que o consumidor esta em contato com a sua marca, com você e com os funcionários, ou seja, esta sentindo o clima do local.
Lembrando que as chances de pessoas que já visitaram a sua loja tem as maiores chances de comprar de você.
Mas como fazer os potenciais clientes entrarem na sua loja? Simples, basta fazer publicidade.
Existem diversas formas de fazer publicidade, entre elas são jornais, revistas, flyers, internet (eu recomendo) e etc.
Lembrando que anúncios de publicidade não foram feitos para vender e sim para levar possíveis clientes para a sua loja. Eles precisam sentir e ter uma boa experiência nos primeiros 5 segundos que entram.
É ai que é preciso criar um bom design profissional de um anúncio com as cores adequadas para o seu publico e que leve ao objetivo da loja.
Crie anúncios sem precisar fazer algum tipo de promoção de um produto (dependendo da estratégia será preciso fazer) faça anúncios com o logotipo da empresa mostrando tipos de produtos que você oferece e através dos anúncios estimule as pessoas a visitarem seu negócio.
Dê brindes, faça eventos, convide para tomar um café ou um suco, mas lembrando de que o objetivo é fazer as pessoas entrarem no local. Atraia as pessoas com sua publicidade e criatividade.
Novamente lembre-se que anúncio não foi feito para vender, foi feito para atrair potenciais clientes para o seu negócio.
2. Atendimento Ninja: fidelizar e melhorar a experiência para o cliente
Atendimento é o ponto mais importante para fazer uma venda, pois é nele que está o laço da fidelização e a experiência do cliente.
Toda pessoa gosta de se sentir bem quando chega a um determinado ambiente, e a sua loja deve transmitir essa sensação.
Se você já foi à casa de um amigo e saiu de lá feliz porque foi muito bem recebido, se sentiu bem e teve a atenção das pessoas, então você sabe o quanto é importante transmitir o mesmo sentimento para as pessoas que visitarem a sua loja de suplementos e produtos naturais.
Faça as pessoas se sentirem bem, seja atencioso e ofereça uma experiência diferente (não seja um vendedor chato e artificial, as pessoas percebem).
Um bom atendimento é muito importante para um processo de vendas na loja, mas para facilitar o entendimento e lhe ajudar, segue algumas dicas.
Quando uma pessoa chegar até a loja verifique se ela já comprou de você ou se é a primeira visita dela, pois o tratamento será um pouco diferente.
Geralmente a pessoa que já comprou de você tem uma afinidade maior com a loja, pegou um pouco de confiança, já teve uma experiência de compra e por isso o atendimento deve ser diferente da pessoa que está indo pela primeira vez. Provavelmente essa pessoa irá comprar de você novamente.
Mas se for um visitante novo na sua loja de suplementos e produtos naturais, procure cativar esse visitante nos primeiros 5 segundos (é uma regra que eu aplico e funciona). No primeiro instante se apresente com um sorriso dizendo a seguinte frase:
“Boa tarde, me chamo “Fulano” Seja bem vindo (a) a nossa loja. Estarei ali ao lado caso tenha alguma dúvida. Gostaria de um cafezinho?”.
Esse “Gostaria de um cafezinho?” é uma tática matadora caso a pessoa aceite. Com essa técnica você estimula com o café, aplica a técnica da reciprocidade (oferece algo grátis) e ainda faz com que o vendedor volte a ter contato com a pessoa para entregar o café.
Existem diversas formas de atendimento basta você usar a criatividade. Lembrando que sempre que alguém visitar a sua loja, ofereça a melhor experiência possível e faça ela se sentir bem.
3. Brinde de valor: surpreenda seu cliente
Dar brinde para alguns lojistas pode ser um custo, mas para outros pode ser visto como investimento dependendo da estratégia que está utilizando. Essa estratégia de brindes é bem eficiente quando é para surpreender o cliente.
Uma vez fui comprar na internet um tênis em uma loja que ainda não tinha comprado. Foi a minha primeira compra nesta loja. Após fazer a compra e ter o produto entregue, fui abrir a caixa e vi os tênis, e me surpreendi com mais dois pares de meia.
A lógica de tudo isso era que eu não estava esperando pelos dois pares de meia, isso fez que por mais simples que seja o brinde, fez com que a loja me cativasse. E isso você pode aplicar para o seu negócio.
Dar brinde é uma das maneiras de causar uma boa impressão para seus novos clientes, pois quando você recebe algo que não é esperado, você acaba sendo surpreendido. Ainda mais quando o brinde é um complemento do produto comprado.
Mas se o novo cliente já souber que irá receber um brinde caso ele faça uma compra esse efeito não será tão eficaz, pois na cabeça do cliente ele já esta esperando receber e não será surpreendido.
Surpreenda seus novos clientes com brindes que complementam a compra. Por exemplo: Se você vendeu um vestido, complemente a sua venda dando grátis uma pulseira ao cliente.
4. Cupom de Desconto: faça seu cliente voltar
Cupons de descontos são bem utilizados nos Estados Unidos. No Brasil já é realidade esse tipo de estratégia, porém só em alguns negócios se aplicam essa estratégia, e geralmente são grandes empresas.
Cupom de descontos pode ser aplicado não apenas para grandes empresas como também para aqueles que têm um pequeno negócio local. Pode ter certeza que funciona muito bem.
Cupom de desconto funciona da seguinte maneira: a pessoa ganha ou adquire um tipo de cupom que tem um desconto em uma compra, seja em desconto em porcentagem ou um valor exato.
Como aplicar na sua loja de suplementos e produtos naturais? Segue a estratégia
Sempre digo que uma pessoa que compra uma vez de você e teve uma boa experiência na compra, tem maior chance de comprar novamente na sua loja. Mas não vamos viver apenas de ilusão, pois para as pessoas comprarem de você novamente é preciso estimular. Caso não estimule uma segunda, terceira e diversas compras, essa pessoa poderá comprar do seu concorrente e acabar esquecendo-se de você.
Para estimular uma nova compra após a venda, você poderá usar o cupom de desconto.
Quando a pessoa fizer uma compra na sua loja, é preciso preparar essa pessoa para uma segunda compra. Basta no ato da entrega do produto, entregar um cupom de desconto de 10% ou 20% para a próxima compra que ela fizer.
Quando esse cliente for fazer uma compra de um produto que a sua loja e o concorrente oferece, não irá pensar duas vezes, pois irá à sua loja de suplementos e produtos naturais, porque o desconto dele já está garantido e também sabe que será muito bem atendido por você.
Use cada estratégia que você aprendeu em conjunto e aplique em seu negócio. Faça cada item valer a pena, dê o seu melhor e não desista que tudo funciona quando existe um processo. E esse é o processo.
Se você gostou desse artigo que ficou um pouco longo, compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário com uma crítica, opinião ou elogio.
Sucesso e até mais.
Texto adaptado do artigo originalmente publicado em: youbox.com.br
O post 4 super estratégias para aumentar as vendas na sua loja de suplementos e produtos naturais apareceu primeiro em Onique Nutrition.
Nenhum comentário:
Postar um comentário