quarta-feira, 30 de setembro de 2020

Clínica Dentista: como saber se é confiável?

A busca por uma clínica dentista confiável e de qualidade nem sempre é uma tarefa simples. A diversidade existente hoje pode acabar levando as pessoas a escolher um serviço não tão vantajoso.

Portanto, é fundamental que se pesquise bem antes de tomar qualquer decisão. Só assim é possível evitar situações desagradáveis. Afinal, lembre-se, a sua saúde bucal merece sempre os melhores cuidados.

Desse modo, esse artigo vai te ajudar no processo de escolha de uma boa clínica dentista. Vamos lá, acompanhe.

1- Estrutura do local

Esse é um dos principais indícios de que o local é de fato confiável ou não. Ao contrário do que muitos pensam, uma boa estrutura é tão importante quanto um bom atendimento e credibilidade. 

No entanto, vale esclarecer uma coisa. Esse tópico serve para alertar quanto ao cuidado que se tem com o local, não estamos afirmando que um bom local é sempre luxuoso. Basta que ele seja confortável, limpo e seguro.

Portanto, fique atento a esses pontos. Uma dica é visitar o local e ver de perto sua estrutura. Se não for possível, entre em contato com alguém que já o visitou. Mais para frente você vai ver sobre a importância de trocar informações com outras pessoas. 

Para te ajudar ainda mais, você pode fazer um checklist dos seguintes elementos, confira.

  • As licenças do local estão em dia?
  • Existe uma separação adequada entre a área dos consultórios e a sala de espera?
  • A equipe do local trabalha uniformizada?
  • A limpeza é feita corretamente?
  • O local recebe manutenção?

2- Clínica dentista: atendimento personalizado

Não tem nada pior do que ser mal atendido em um local, certo? Para evitar esse tipo de situação constrangedora, vale a pena pesquisar como os pacientes são tratados na clínica. 

Então, ligue para o local e busque tirar dúvidas com relação a algo que te interesse. Uma dica é procurar saber quais especialidades eles incluem. Com esse simples passo, você já terá uma boa ideia do quão comprometido a equipe é em atender o cliente.

Também, essa é uma questão que se estende para todos os presentes no local. Assim, desde os funcionários da limpeza até os recepcionistas e dentistas devem ser profissionais nesse sentido.

3- Profissionais atuantes e suas respectivas especialidades

Imagine a seguinte situação. Você organiza toda a sua agenda e se desloca para ir até a uma clínica dentista. Chegando lá, a atendente diz que eles não oferecem a especialidade que você procura. Sem dúvidas, uma perca de tempo, certo?

Portanto, é fundamental que você já vá sabendo os tipos de profissionais ali presentes. Assim, você não corre risco de transformar essa situação hipotética em uma realidade. Uma dica é ligar para se informar sobre isso, podendo ainda, já deixar a consulta agendada. 

Além disso, para ter ainda mais segurança de que está marcando um serviço confiável, você pode fazer a seguinte coisa. Pesquise no CRO o nome do dentista que irá lhe atender. Desse modo, é possível verificar se de fato ele é um especialista regularizado.

4- Tecnologias utilizadas

Isso tem muito a ver com as suas expectativas com relação ao atendimento e tratamento. E acredite, esse fator faz total diferença no seu resultado final. Existem muitas clínicas que não se preocupam em se atualizar na proporção que novas tecnologias surgem.

Então, ao selecionar uma clínica, busque se informar sobre como os tratamentos são feitos. A depender da resposta obtida, talvez valha a pena procurar um pouco mais por um outro local.

Ainda, lembre-se que isso está diretamente ligado ao nível de credibilidade que a clínica passa. Um grupo de profissionais que não se compromete em oferecer os melhores tratamentos, não é confiável.

5- Como funciona o serviço: convênio ou particular?

Esse é um ponto fundamental de se pesquisar. Se você possui um plano odontológico, dificilmente irá querer pagar algum procedimento a parte, certo? Desse modo, é muito importante que você verifique se a clínica escolhida atende o seu convênio.

Ainda, pode ser a situação contrária. Vai que o local só funciona sob convênio e você busca um atendimento particular? De toda forma, você iria perder seu tempo. Por essa razão, ligue com antecedência e se informe. 

Inclusive, você pode usar essa dúvida para saber se o local é confiável ou não. Geralmente, as clínicas sempre oferecem um plano mais em conta para a realização de consultas e procedimento. No entanto, muitos deles não cumprem o que dizem.

Desse modo, os preços são altíssimos. Isso reflete diretamente no comprometimento dos profissionais com o cliente. Então, essa é uma excelente alternativa para mensurar o quão seguro é o local. E ainda, você consegue traçar uma boa relação custo x benefício.

6- Reviews e indicações

Esse talvez seja a dica mais importante de todas as citadas. Acredite, a opinião das pessoas tem valor. Se você tem uma clínica em mente, pesquise por antigos e/ou atuais clientes da mesma. Converse com eles e pergunte sobre tudo que se tem dúvida.

Assim, se informe, por exemplo, do atendimento do local, da estrutura, dos profissionais atuantes e por aí vai. Às vezes, a depender das respostas que você obtém, talvez você nem precise se deslocar até o estabelecimento.

Além disso, uma outra dica é, use a internet a seu favor. Muitas pessoas compartilham suas experiências nas redes sociais e em sites. Com certeza, terá alguém que já frequentou o local que você tem em mente.

Também, o próprio Google te oferece a opção de visualizar a avaliação de um local. Isso já é um passo dado. No entanto, é importante que você pesquise um pouco mais a fundo. Desse modo, se tem mais garantia de que o local escolhido é o ideal ou não.

Por fim, essas são as formas de saber se uma clínica dentista é confiável. Agora é com você. Aproveite as facilidades oferecidas pela plataforma do Boa Consulta. São milhares de profissionais, das mais diversas áreas e especialidades. 

Você pode filtrar ainda por local e modo de pagamento. Nos resultados você encontrará além de muitas opções de clínica dentista, valores, próximos horários vagos e reviews de outros pacientes. Confira! 

The post Clínica Dentista: como saber se é confiável? appeared first on BoaConsulta.

Talharim ao molho pesto

Eu adoroooo massa! E ela pode entrar na dieta sim! Melhor quando optamos pela opção integral, que além de gostosa é rica em fibras. E na receita de hoje, eu usei o pesto de manjericão como molho, é uma opção vegetariana, mas também pode ser servida com carne vermelha, frango ou peixes.

Vamos provar! Tenho certeza que vocês irão amar!

Veja outras receitas de massas AQUI

Talharim ao molho pesto
Ingredientes
Instruções de preparação
  1. Lave e seque bem as folhas de manjericão. Leve todos os ingredientes ao processador ou liquidificador, bata até que fique tudo bem misturado e picado.
  2. Enquanto isso, cozinhe o macarrão em água fervente como escrito na embalagem.
  3. Misture o pesto ao macarrão e sirva.
Notas da Receita

Qualquer troca de ingrediente alterará a receita original e as calorias. É preciso testar e adaptar sua quantidade.



original de Blog da Mimis https://ift.tt/3iljDP3

segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Falta de vitamina C: Sintomas e Cuidados

A reputação da Vitamina C, conhecida formalmente como ácido ascórbico, é totalmente merecida. Uma das substâncias mais importantes em inúmeros aspectos do funcionamento do nosso corpo, essa importância é sentida ainda mais quando ela está ausente ou se encontra em quantidades abaixo do ideal.

Aqui nós iremos enumerar para vocês as diversas implicações negativas que uma dieta carente em quantidades apropriadas de Vitamina C pode ter no organismo, além das principais doenças que podem acometer crianças e adultos com um quadro de hipovitaminose.

Por último, serão listadas algumas precauções para manter níveis aceitáveis da vitamina em seu organismo e evitar problemas futuros, seja através de cuidados com a sua dieta ou de suplementação por meio de itens disponíveis aqui na Nature Center!

Doenças Causadas pela Falta de Vitamina C

Para enumerar as doenças causadas pela ausência do ácido ascórbico no organismo, deve-se primeiramente enumerar as funções dele, para se ter uma ideia do que é perdido quando ele não se encontra em níveis ideais.

Doenças Causadas pela Falta de Vitamina C – Fonte: Freepik.
Doenças Causadas pela Falta de Vitamina C – Fonte: Freepik.

Além de participar nos processos de respiração celular, a substância também é fundamental na síntese de adrenalina e a dopamina.

Além disso, a Vitamina C confere os benefícios de tornar o organismo mais resistente contra infecções e fortalecer a integridade das paredes dos vasos sanguíneos. É uma substância fundamental na formação de praticamente todos os tecidos do nosso corpo, além de desempenhar um papel-chave nos processos de regeneração deles.

Escorbuto

A relação entre a deficiência de Vitamina C e o desenvolvimento do escorbuto começou a ser feita lá no século XVIII, quando muitos marinheiros contraíram a doença durante longas viagens marítimas e chegavam a morrer no processo.

James Lind, um médico escocês, foi o primeiro a se tornar notório por pesquisas relacionando as duas coisas. Tal notoriedade culminou na publicação de um estudo em 1753, onde era comprovado que o quadro do escorbuto poderia ser remediado pela ingestão de sucos cítricos.

As descobertas do estudo foram ganhando popularidade ao longo dos anos até que, em 1795, a marinha britânica tornou obrigatória a ingestão de frutos cítricos pelos marinheiros.

Após contrair o escorbuto, um quadro sintomático demora poucos meses para se desenvolver. A lista de sintomas inclui, mas não se limita a: hemorragia subcutânea; gengivas doloridas, inchadas e arroxeadas; dentes frouxos; inchaço nas articulações; cabelo seco e quebradiço; pele áspera e escamosa; acúmulo de líquido nas pernas; fadiga e possível desenvolvimento de anemia; e uma maior probabilidade de infecções.

Como mencionado na história dos marinheiros do século XVIII, casos mais graves dessa doença podem até mesmo levar à morte, especialmente se não forem tratados de forma adequada.

Doença de Barlow

A grande importância que a Vitamina C tem na composição das fibras colágenas, na reparação de tecidos e na manutenção da integridade dos tecidos musculares torna sua ausência sentida em crianças mais jovens através da Doença de Barlow, conhecida popularmente como sopro no coração.

Doença de Barlow, mais frequente em crianças com hipovitaminose, é também chamada de prolapso da válvula mitral. Trata-se de um problema cardíaco no qual a válvula mitral, que separa as câmaras superior e inferior (respectivamente, átrio e ventrículo) esquerdos do coração, não fecha apropriadamente e se torna incapaz de impedir o retorno de sangue do ventrículo para o átrio.

Essa insuficiência da válvula mitral gera um “ruído cardíaco” durante a contração do ventrículo, que é conhecido como sopro mesossistólico e pode ser detectado através da auscultação por meio de estetoscópio.

Falta de Vitamina C: Sintomas

A deficiência grave (com alta probabilidade de desenvolver doenças) é caracterizada por um nível abaixo de 0,2 mg de vitamina no sangue.

Falta de Vitamina C: Sintomas – Fonte: Freepik.
Falta de Vitamina C: Sintomas – Fonte: Freepik.

Além de provocar o Escorbuto e a Doença de Barlow, a falta de vitamina C é frequentemente relacionada com o retardo na cicatrização de feridas. Isso se deve ao fato supracitado de que ela apresenta papel essencial na produção do colágeno e reparação de tecidos.

Um estudo realizado pela pesquisadora Anitra Carr analisou os efeitos da vitamina C em pessoas doentes com quadros clínicos variados. Dentre outros pacientes analisados, aqueles que possuíam baixos níveis de vitamina C estavam mais propensos a ter choque séptico, que consiste no estágio avançado de uma infecção que é caracterizado por comprometer vários órgãos do corpo ao mesmo tempo, com possibilidade de levar à morte.

Além disso, o estudo da doutora Carr mostrou que a vitamina C reduz a duração dos comuns quadros de gripe e resfriado, além de ajudar muito na melhora do humor de pacientes, fazendo com que o tratamento ocorra de forma mais tranquila.

Quanto à parte de melhorar o humor, a explicação para isso é o seguinte: visto que o ácido ascórbico influencia na produção de dopamina e adrenalina, tal como foi dito no início do texto, adultos que estiverem aderindo a uma dieta com baixo teor da substância podem se sentir mais cansados, fracos e irritadiços.

Além disso, eles podem perder peso e apresentar falta de definição muscular, além de dores nas articulações mesmo antes de o quadro (possivelmente) evoluir para escorbuto.

Bebês e crianças com o mesmo problema podem ficar irritados, sentir dor ao tentar se movimentar ou sofrer com perda de apetite. Bebês não ganham peso como fariam normalmente. O crescimento ósseo é prejudicado em bebês e crianças, e também há a possibilidade de sangramentos e anemia.

Cuidados com a Falta de Vitamina C

Pode-se prevenir a deficiência de vitamina C através de uma ingestão regular das quantidades recomendadas de alimentos ricos no nutriente, tais como frutas e verduras frescas, ou tomando a quantidade recomendada em suplementos diários.

Cuidados com a Falta de Vitamina C – Fonte: Freepik.
Cuidados com a Falta de Vitamina C – Fonte: Freepik.

Frutas e vegetais frescos são as principais fontes de Vitamina C, e as únicas que você precisa normalmente para repor o nutriente em circunstâncias usuais. Por exemplo, como fora dito anteriormente, frutas cítricas e derivados são altamente ricos nessa substância, e geralmente se encontram no topo das listas de alimentos relacionados à vitamina.

Além disso, há uma grande variedade de suplementos como os que estão disponíveis na Nature Center em cápsulas, gomas mastigáveis (que certamente irão agradar as crianças), efervescente, entre outras formas.

A quantidade diária idealmente recomendada para pessoas adultas no geral é de 100 miligramas, embora pessoas que se encontram em situações excepcionais a exemplo de infecções, gravidez, amamentação e tabagismo exigem quantidades mais altas para suprir essa necessidade.

Claro, seria preciso consumir menos de 10 mg ao dia para haver a possibilidade de chegar a um quadro como escorbuto, mas “apenas” ter o hábito de ingerir qualquer quantidade inferior à metade da recomendação diária tem sido relacionada a um aumento do risco de ataque cardíaco.

Vale lembrar também que o consumo não pode exceder 2.000 mg por dia em hipótese alguma, pois quantidades excessivas dessa substância podem prejudicar o organismo causando diarreia, náusea, vômito, dor de cabeça e insônia.

The post Falta de vitamina C: Sintomas e Cuidados appeared first on Blog Nature Center.

Casca da banana – benefícios e como usar

Acho que se tem alguma fruta que praticamente todo mundo ama, é a banana! Ela tem um ótimo preço, pode ser encontrada em qualquer mercado, além de ser muito saborosa e versátil. Rica em vitaminas A e C, a banana possui ainda diversos benefícios para a saúde. Mas hoje vamos falar sobre sua casca!

Se você costuma descartar a casca da banana, saiba que está perdendo a oportunidade de ingerir diversos nutrientes. A casca da banana é rica em antioxidantes, potássio, cálcio e fósforo, possui ainda uma substância chamada luteína, muito conhecida pela sua função protetora dos olhos e da visão, e o aminoácido triptofano, que aumenta os níveis de serotonina no organismo. Além disso, a casca da fruta é uma excelente fonte de fibras, auxilia no funcionamento do intestino e na saciedade, o que é essencial para quem deseja perder peso, também ajuda a controlar problemas como diabetes e colesterol alto. o que é essencial para quem deseja perder peso.

A casca pode ser usada na redução de marcas de expressão, rugas e acne, pois possui ação analgésica, cicatrizante, antimicrobiana e anti-inflamatória, basta colocar um pedaço na área afetada. Pode ser utilizado também para aliviar picadas de mosquitos ou irritações e vermelhidões na pele.

Para comer a casca, você pode misturá-la em vitaminas ou em diversas receitas, como doces, bolos, pães, geleias, farofas, panquecas. Vale lembrar que as cascas só devem ser consumidas se forem de banana orgânica e bem higienizadas. Abaixo eu ensino 2 receitas deliciosas, espero que gostem!

E aí, vocês sabiam de todos esse benefícios? Conhecem alguma receita? Me contem 🙂



original de Blog da Mimis https://ift.tt/33b12AU

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Alimentos Ricos em Vitamina C

Quando se fala em uma alimentação mais saudável, normalmente o que quer se dizer com isso é falar de uma alimentação balanceada, que seja seja equilibrada entre carboidratos, proteínas e em destaque vitaminas e minerais.

Dentre as vitaminas que o nosso corpo precisa, a Vitamina C provavelmente é uma das mais práticas para serem consumidas no dia a dia, com uma grande variedade de fontes e uma riquíssima diversidade de sabores que podem ser incluídas na dieta.

Até por isso, saber as fontes de vitamina C é algo muito importante para qualquer pessoa que está em busca de ser saudável. A Vitamina C contribui para o bom funcionamento do sistema imunológico, também contribui para o reparo dos tecidos danificados, para prevenir o envelhecimento precoce e até mesmo para o bom funcionamento do cérebro {linkar texto vitamina c para que serve}.

Conhecer as principais fontes dessa vitamina e saber incluí-las de maneira adequada na alimentação é o primeiro grande passo para que você possa ter uma alimentação e uma vida realmente saudável.

Alimentos com Vitamina C

Frutas e vegetais podem ser facilmente citadas como as maiores e mais efetivas fontes de Vitamina C. Por isso, focar na alimentação com esse tipo de alimento é um grande passo para aumentar o consumo desse nutriente tão importante em sua dieta.

Alimentos com Vitamina C fonte: Freepik.
Alimentos com Vitamina C fonte: Freepik.

Um ponto positivo de incluir com frequência frutas e vegetais na alimentação é que quando você come menos alimentos processados, naturalmente estará ingerindo mais nutrientes importantes e menos substâncias prejudiciais para o seu corpo.

Além disso, esses alimentos também trazem uma série de benefícios e nutrientes que se complementam entre si, proporcionando uma mais efetiva e abrangente absorção de vitaminas e minerais. Uma alimentação o mais natural possível seria a melhor forma de garantir uma nutrição segura, completa e saudável. Abaixo, poderemos relacionar exemplos de alimentos ricos em Vitamina C.

Pimentas

Uma fonte surpreendentemente rica e até mesmo subestimada são as pimentas em geral. Uma pimenta verde contém em média 109 miligramas de Vitamina C, quantidade que corresponderia a cerca de 121% da ingestão diária recomendada. Pimentas vermelhas contém, em média, 65 miligramas, o que corresponde a 72% do recomendado. (1, 2)

Além disso, o composto que dá às pimentas o seu sabor picante característico, a capsaicina, tem numerosos benefícios. Algumas pesquisas mostram que essa substância seria capaz de reduzir casos de dor crônica e riscos de inflamação no corpo (3). Segundo pesquisas, haveria também certa evidência de que algumas substâncias presentes nas pimentas ajudam na queima de gordura. (4)

Pimentões Amarelos

Os pimentões também são uma rica fonte de Vitamina C. Ao contrário das pimentas, no entanto, a quantidade dessa vitamina presente nos pimentões tende a aumentar à medida que eles amadurecem. Assim, os pimentões amarelos são a melhor fonte de vitamina, nesse caso.

Apenas 75 gramas de pimentão amarelo contém 137 miligramas da Vitamina C, o que corresponde a 152% do valor diário mínimo necessário (5). Esse valor seria o dobro da quantidade encontrada nos pimentões verdes.

Estudos feitos com o aumento da ingestão dessa vitamina a partir dos pimentões mostram a importância de ter uma ingestão diária saudável. Uma pesquisa feita com cerca de 300 participantes do sexo feminino teria descoberto que aquelas com hábitos de praticar um maior consumo de vitamina C na dieta tiveram um risco 33% menor de desenvolver catarata, quando comparado àquelas com menor ingestão. (6)

Couve

A couve é um vegetal do grupo dos crucíferos. Essa família de plantas abriga um grande número de alimentos saudáveis, riquíssimos em uma grande variedade de nutrientes e fibras. Recomenda-se fortemente que eles façam parte de qualquer dieta.

Uma xícara de couve cortada crua contém cerca de 80 miligramas de vitamina C, o que chega a quase 90% da ingestão diária mínima recomendada. Estão presentes neste vegetal, também, quantidades consideráveis de de vitamina K, além dos carotenóides luteína e zeaxantina, que se transforma na Vitamina A em nosso corpo. (7)

Geralmente, o cozimento desses vegetais reduz um pouco a quantidade de vitamina por grama. Porém, estudos correlacionaram o preparo, seja através do cozimento ou fritura, a um aumento na quantidade de antioxidantes disponíveis para ingestão. Essas substâncias poderosas ajudam a reduzir doenças inflamatórias e crônicas. (8)

Frutas ricas em Vitamina C

A vitamina C tem uma característica marcante em relação a diversos nutrientes: ela integra o quadro nutricional de uma grande maioria das frutas. Em menor ou maior quantidade, é possível encontrar esse nutriente em praticamente qualquer fruta, seja ela uma das que comemos no nosso dia a dia ou mais exótica.

Frutas ricas em Vitamina C Fonte: Freepik.
Frutas ricas em Vitamina C Fonte: Freepik.

Mesmo assim, é importante saber quais frutas têm um maior percentual desse nutriente. Toda fruta também tem calorias, então por mais que você deva sempre comer uma boa quantidade de frutas diariamente, é importante conhecer as que são mais nutritivas e então tomar passos necessários para que essas sejam priorizadas em nossa alimentação. Assim, podemos obter a maior quantidade de nutrientes com o menor teor calórico possível. Isso é especialmente importante em dietas de emagrecimento.

Frutas Cítricas

Quando alguém menciona as fontes Vitamina C, normalmente se falaria de frutas cítricas. Uma fruta muito presente no cardápio dos brasileiros, a laranja, bem como outras frutas cítricas possuem diversos benefícios e o seu alto teor desse nutriente é apenas um deles.

Uma laranja de tamanho médio possui cerca de 70 miligramas dessa vitamina, o que seria o equivalente a mais ou menos 78% do valor mínimo recomendado. As acerolas, outra fruta cítrica bem conhecida no Brasil, possui ainda mais desse nutriente, proporcionalmente.

As outras frutas cítricas também possuem quantidades significativas de vitamina C. Tangerinas, diferentes tipos de limões, outras frutas como abacaxi e podemos citar até mesmo frutas um tanto quanto diferentes em algumas regiões do Brasil como o caju ou exóticas como a toranja são excelentes opções para obter esse nutriente.

Goiaba

A goiaba é uma fruta conhecida por ser típica de países como o México e estar presente em diversas regiões da América do Sul. Ela é certamente conhecida por muitos brasileiros e seria uma das frutas mais ricas em vitamina C, apresentando ainda em sua composição outras substâncias importantíssimas.

Ela possui uma carne vermelha e costuma ser bem doce. É rica em fibras e no antioxidante licopeno. Além disso, uma única goiaba conteria cerca de 126 miligramas de Vitamina C, o que corresponde a incríveis 140% do valor diário recomendado. Ou seja, uma única goiaba seria eficaz em suprir as necessidades diárias médias de uma pessoa saudável dessa vitamina. (9)

Além disso, diversos estudos mostram os benefícios da goiaba. Nos Estados Unidos, um estudo que durou cerca de 6 semanas e contou com a participação de 45 pessoas saudáveis teria descoberto uma correlação entre o consumo diário de goiaba e uma grande redução nos casos de pressão alta e nos níveis totais de colesterol (10).

Isso pode estar ligado ao grande potencial das vitaminas presentes na goiaba em combater a retenção de líquido, que tende a aumentar a pressão sanguínea. Além disso, um dos benefícios diretamente relacionado ao valor de fibras presente nessa fruta seria a redução de LDL, o colesterol ruim.

 

The post Alimentos Ricos em Vitamina C appeared first on Blog Nature Center.

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Lombinho assado com ervas e batatas

Eu sou fã de carne de porco, aqui em casa sempre fazemos! É uma carne deliciosa e econômica, perfeita para dieta, fácil de fazer e todo mundo gosta.  E essa receita de lombinho com batatas é uma das minhas favoritas! Tenho certeza que você vai gostar também! Bora fazer?

E se quiser outras receitas de carne para dieta, veja AQUI.

Lombinho com ervas e batatas
Ingredientes
Instruções de preparação
  1. Tempere a carne com sal e pimenta, esfregando bem o tempero para penetrar.
  2. Adicione o vinho, o alho, a cebola, os temperos verdes, e deixe descansar por cerca de 2 horas.
  3. Descasque as batatas e corte ao meio. Pré cozinhe numa panela com água fervendo e sal por cerca de 10 minutos.
  4. Coloque o lombinho e as batatas em uma assadeira e leve ao forno alto (220ºC), por aproximadamente 50 minutos.
  5. Se a sua peça de carne for muito grossa, talvez precise de mais tempo de forno.
  6. A carne do porco deve estar bem cozida, mas não deixe passar do ponto para não secar.
Notas da Receita

Qualquer troca de ingrediente alterará a receita original e as calorias. É preciso testar e adaptar sua quantidade.



original de Blog da Mimis https://ift.tt/2Hr900z

segunda-feira, 21 de setembro de 2020

Como plantar aipim

O aipim, também conhecida como mandioca ou macaxeira, é um alimento nativo aqui da América do Sul. Muito nutritivo e versátil, pode ser servido simplesmente cozido na água, ou em uma grande variedade de pratos, como sopas, refogados, pães e bolos. É rico em fibras, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, ácido fólico, vitamina C e manganês; o que torna uma alimento muito benéfico para a saúde, pois melhora a digestão e a saúde cardiovascular, fortalece os sistema imunológico, faz bem para a pele, ajuda a controlar a diabetes, promove ossos mais fortes e auxilia no trânsito intestinal.

O aipim é um alimento rico em carboidratos, 100g de mandioca cozida possui 120 calorias e 30g de carboidrato, sendo uma ótima fonte de energia para a prática de exercícios. Já em uma dieta de emagrecimento deve-se tomar cuidado com os excessos, o ideal é alternar as fontes de carboidrato.

Podemos ter aipim fresquinho e integralmente orgânico em nossas refeições todos os dias, é só aprender a plantar e a cultivar em casa. E bem fácil!  O aipim é uma planta de raiz tuberosa, ou seja, sua reserva de nutrientes se encontra na raiz. Desta forma é necessário plantá-la em um solo mais profundo, e a vantagem é que ela é uma planta muito resistente, aguenta variações de clima e períodos de seca.

Para dar início ao plantio é necessário pedaços de 15 a 25 cm de comprimento de caule de plantas já adultas, conhecidos como manivas. Depois coloque-as em covas de 5 a 10 cm de profundidade. Se você as posicionar de forma vertical, as raízes serão mais profundas, porém mais rentáveis; de forma horizontal, as raízes serão mais superficiais e a colheita será mais fácil.

É necessário que o solo seja fértil e permeável, o clima ideal é acima de 18 graus. É uma planta que gosta de calor, luz direta ou sombra parcial, o solo deve ser mantido úmido, porém nunca encharcado. A colheita pode ser feita a partir do 6 meses dependendo do desenvolvimento da planta.

Quem é que não gosta de um aipim cozido? É bom demais! Agora é só colocar as mãos na terra! 🙂



original de Blog da Mimis https://ift.tt/3iPYaih

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Biotina

Em uma época como a que vivemos atualmente, se discute cada vez mais a importância do uso e consumo saudável de vitaminas e minerais. Entre esses últimos, se tem falado muito a respeito da biotina, de como manter os seus níveis no corpo em um patamar saudável e inclusive de seu potencial para ajudar a combater alguns tipos de problemas e síndromes.

Suplemento que contém Biotina. Fonte da foto: Freepik.
Suplemento que contém Biotina. Fonte da foto: Freepik.

Levando em consideração o quanto vitaminas e minerais são nutrientes essenciais para o funcionamento do nosso corpo como um todo, a biotina é importantíssima para a regulação de diversas funções corporais, como no sistema nervoso, sanguíneo e capilar. Por isso, é de suma importância conhecer e incluir os diversos alimentos que contém uma quantidade boa e saudável de biotina para garantir a presença desse vitamina em sua alimentação.

Biotina: O que é?

A biotina é a nomenclatura a vitamina do complexo B de fórmula química C10H16N2O3S que pode ser chamada por outros nomes, como vitamina H, B7 ou B8. Ela pode ser achada normalmente nos tecidos de órgãos diferente animais, como por exemplo fígado e rins, e em outro alimentos como gema de ovo, cereais integrais e nozes.

Alimentos que contém Biotina. Fonte da foto: Freepik.
Alimentos que contém Biotina. Fonte da foto: Freepik.

Essa vitamina executa inúmeras funcionalidades significativas dentro do corpo humano, como precaver a queda de cabelo, conservar a saúde da pele, do sangue e do sistema nervoso. Ela também consegue beneficiar a absorção de outras vitaminas que compõem o complexo B dentro do intestino.

Essa vitamina hidrossolúvel ela pode ser obtida de duas formas diferentes. A primeira é a partir do nosso próprio corpo sintetizada pela nossa flora bacteriana intestinal. A segunda forma é através da ingestão de alimentos diversos, como fígado, gema do ovo, carne, frutas e leite.

Essa vitamina atua no nível mais simples para na síntese de enzimas que deflagram várias funções orgânicas e que podem ajudar durante o tratamento de inúmeras doenças. A mesma possui um papel especial em facilitar o organismo a utilizar a glicose que é a primordial matriz de energia do nosso corpo.

A Vitamina B7 é dirigida em especial para os pacientes que tratam do problema da síndrome das unhas frágeis e tratamento da deficiência de biotinidase (DB). Ela é bastante conhecida por ser usada em produtos ligados a estética, visando principalmente nas regiões dos fios capilares e das unhas.

Embora exista uma relação positiva entre a suplementação da vitamina e outras doenças diferentes, como um tipo específico de queda de cabelo, neuropatia diabética e outras questões neurológicas, ainda não existem trabalhos que comprovem o benefício da suplementação em indivíduos que queiram apenas melhorar a saúde dos fios capilares e possuem uma nutrição adequada.

A biotina tem que ser reposta todo dia porque o organismo humano não consegue guardá-la. Seu excesso pode ser eliminado através da urina.

(FONTE)

Biotina: Como tomar?

É recomendado quantidades diárias da biotina entre 30 a 100 mcg para adultos e entre 25 a 30 mcg para crianças de 4 e 10 anos. Ela pode ser ingerida por intermédio do consumo de alimentos que são ricos em vitamina H ou por meio de suplementos nutricionais.

Suplemento

Não existe um padrão único de dose máxima ou mínima de biotina, por conta disso se é recomendado o seu uso conforme as orientações de especialistas da área médica ou do nutricional, já que a quantidade de biotina pode se transformar conforme seja a marca por trás do suplemento. Contudo, comumente é utilizado o padrão de 2,5 mg por dia durante um período de 6 meses por via oral em seres humanos para fortalecer as unhas e cabelos.

Vitaminas que contém Biotina
Vitaminas que contém Biotina. Fonte da foto: Freepik.

Além disso, a biotina pode ser encontrada também em shampoos para tratamentos capilares. Mesmo que não tenha comprovação científica da eficácia desses shampoos no fortalecimento do cabelo, acredita-se que o seu uso diário poderia fortalecer as fibras e favorecer o seu crescimento.

Alimentos

É recomendável ingerir todo dia comidas ricas em biotina como exemplo, amendoim, avelã, farelo de trigo, ovo cozido, noz picada, amêndoa, pão integral, entre outros. Elas também podem ajudar no combate a queda de cabelo e fazer os fios capilares crescerem de forma mais rápida.

(FONTE)

Biotina: Para que serve o seu consumo?

Além de ser recomendada para pessoas que enfrentam problemas de queda de cabelo, pele ressecada e quebra de unhas, o consumo pode ser feito por pessoas com deficiência de sintetizar vitamina B7.

Essa vitamina também é recomendada no auxílio de tratamentos de alopecia (perda de cabelo) e acne. Dentre os sintomas mais recorrentes de quem possui uma certa deficiência de biotina é a falta de saúde da pele, cabelo e unhas, já que esta vitamina tem enorme contribuição no processo de formação de queratina que é o componente responsável dessas estruturas do corpo.

(FONTE)

Biotina: Bula e composição

A unidade da cápsula de biotina suplementar é composta por vitamina B7 ou H, pantotenato de cálcio, tiamina, ácido fólico; excipiente: silicato de magnésio; antiumectante; dióxido de silício; cápsula: gelatina. A cápsula possui ausência de glúten.

Recomendação de uso

É recomendável a ingestão de duas cápsulas ao dia, de preferência que seja próximo das refeições diárias. Gestantes, lactantes e crianças (até três anos) só podem consumir este suplemento mediante a orientação de nutricionistas ou médicos.

(FONTE)

Biotina: Quais são os seus efeitos colaterais?

Os efeitos colaterais causados pela biotina geralmente são bem raros de acontecer, mas quando ocorrem podem ser descritos como: desconforto gastrointestinal, irritação na pele, náuseas e diarreia.

Alterações nos resultados de exames de sangue

Desde o ano de 2012, os especialistas da área começaram a relatar alguns trabalhos que mostram interferência da biotina nos resultados de exames de níveis hormonais. Outras publicações também demonstraram alterações nos exames de avaliação de função tireoidiana (TSH, T4, T4 livre e T3).

Alterações nos resultados de exames de sangue
Alterações nos resultados de exames de sangue. Fonte da foto: Freepik.

Nestes estudos, os pacientes que utilizaram dosagens diárias altas de biotina demonstraram resultados similares ao hipertireoidismo, no caso, valores altos de hormônios tireoidianos e valores suprimidos de TSH, mas sem nenhuma manifestação médica de tireotoxicose.

Biotina: Quais são os seus benefícios?

Benefício para a pele: A biotina possui um ótimo benefício para a pele, isto ocorre devido ao fato dela ajudar na síntese de queratina, um dos principais constituintes desse tecido e responsável por dar elasticidade e resistência a pele. A falta de biotina pode fazer com que sua pele fique ressecada, escamosa e com uma vermelhidão ao redor da região entre a boca e o nariz.

Benefício para o cabelo
Benefício para o cabelo. Fonte da foto: Freepik.

Benefício para o cabelo: A biotina em níveis abaixo das necessidades do corpo pode fazer com que ocorra a queda e o enfraquecimento dos cabelos. Ainda não existe uma prova concreta com a relação entre o cabelo e os nutrientes, mas a biotina possui uma relação com a produção da queratina, proteína que é presente no cabelo.

Benefício para as unhas: A ausência de biotina pode ser responsável por enfraquecer as unhas. Existem alguns estudiosos que acreditam que isto acontece devido ao fato do nutriente ter relação com a proteína que compõe as unhas, a queratina.

Benefício para o auxílio na absorção correta dos nutrientes: A biotina, junto com outras vitaminas do complexo B, ajuda o aumento de metabolismo de carboidratos, gorduras e proteínas, aumentando o potencial de absorção de nutrientes do corpo.

Benefício para o metabolismo: A biotina é responsável por ativar enzimas, o que se faz com que a vitamina B7 seja uma enorme parceira do metabolismo. Levando em consideração que as enzimas são essenciais para se ter uma digestão positiva, já que elas são encarregados por quebrar os nutrientes em pequenas unidades para que possam ser absorvidos por dentro do nosso organismo, ela auxilia não só em um processo digestivo mais eficiente, como também em uma forma de absorção de nutrientes bem mais rápida.

Benefício para o reparo dos tecidos: A biotina também auxilia com suas funções importantes que agem no crescimento e conserto de uma enorme variedade de tecidos do corpo humano. Por exemplo, o crescimento da medula óssea depende da biotina, da mesma forma como o reparo das células nervosas que de vez em outra podem ser danificadas.

Benefício para a perder peso: Como a vitamina têm várias funções no metabolismo, conseguindo ativar as enzimas para que os nutrientes importantes sejam absorvidos de forma melhor e bem mais rápida, ela consegue evitar com que o corpo tenha reações negativas que podem até levar a um acúmulo de gordura e crescimento do apetite.

Benefício na redução dos níveis de colesterol: A vitamina H age de modo direto no bom funcionamento da saúde do sistema circulatório e no cardíaco. Quando se consome uma determinada quantidade ideal de biotina por dia por intermédio da alimentação ou suplementação de remédios, consegue-se reduzir os níveis de colesterol dentro do organismo. Esse efeito também acontece com os níveis de triglicerídeos, que também são considerados nocivos para o sistema circulatório em níveis acima da normalidade, considerando o fato de que o mesmo pode piorar problemas com o colesterol.

Benefício para maior ganho de massa muscular: O aumento do ganho de massa muscular pode-se também ter impacto por meio das ações da biotina, considerando a situação de que ela é capaz de ajeitar os tecidos danificados. Ela ainda consegue garantir com que o corpo tenha a energia que precisa para se obter a síntese proteica, um fator que é indispensável para o crescimento dos músculos, por conta do seu papel no processo digestivo.

Benefícios que ainda estão em estudo

Dentre os benefícios da biotina para quem tem diabetes destaca-se uma melhor metabolização de carboidratos. Entretanto, ainda se fazem necessárias mais algumas outras pesquisas para que se possa comprovar este possível benefício.

Sintomas causadas pela ausência de biotina

A deficiência da biotina não é bastante comum porque o nutriente está muito presente na alimentação. Mesmo assim, quando a deficiência da vitamina da B7 ocorre, os indícios da falta deste nutriente específico são: fraqueza nos cabelos e unhas, calvície, pele ressecada e escamosa e vermelhidão no nariz e na boca.

Algumas outras complicações que podem ocorrer por conta da deficiência desta vitamina consegue se demonstrar quando ocorre a queda de fios capilares, problemas na pele como dermatites, coceiras, acnes.

A hipovitaminose de vitamina B7 pode provocar também conjuntivite e problemas neurológicos sob a forma de doença, formigamento das extremidades, alucinações e depressão. A falta dessa vitamina pode aumentar a deficiência de outros nutrientes, como aquelas outras causadas por conta de fatores genéticos, que podem levar a uma menor eficiência do sistema imunológico.

A falta da vitamina consegue provocar também certas alterações na visão e audição, atrasar o crescimento e provocar dermatites. Grandes déficits de biotina podem causar problemas mentais, como depressão, apatia, alucinações e formigamento nos braços e pernas.

A deficiência dessa vitamina pode acontecer por causa de um defeito genético ou pelo vício em cigarros. Se percebe ainda uma enorme concentração desta vitamina abaixo do ideal principalmente em idosos, viciados em álcool, pessoas com problemas digestivos, pacientes epilépticos e atletas.

Gestantes e lactantes também possuem possibilidades de sofrer frequentemente com a falta dessa vitamina. A suplementação de biotina quase nunca é necessária para as pessoas que não possuem uma deficiência hereditária dessa vitamina, mas é absolutamente essencial para pacientes que apresentam falta da vitamina B7.

(FONTE)

The post Biotina appeared first on Blog Nature Center.

quarta-feira, 16 de setembro de 2020

O que é Dentística?

Dentística, você já ouviu falar? Se trata de uma área da odontologia voltada a restauração do sorriso não somente em seu aspecto visual, mas também funcional, dividindo-se em dentística estética e restauradora, respectivamente.

Mesmo que você não conheça a especialidade por seu nome, certamente está familiarizado com seus principais procedimentos: clareamento dos dentes, facetas de porcelana, lentes de contato dentárias, restaurações, dentre outros. 

A dentística foi reconhecida como uma especialidade odontológica ainda na década de 1970, e de lá para cá tem evoluído muito, o que beneficia tanto pacientes como profissionais. 

Que tal conhecermos melhor essa área? Continue a leitura e entenda o que é dentística, conheça os principais procedimentos e descubra quando procurar por essa especialidade. 

O que é a dentística?

Quando se fala em dentística, a primeira coisa que deve nos vir a mente é o cuidado com o sorriso. Lembrando sempre de seus dois ramos, cosmético e restaurador. 

Por um lado, a especialidade tem como objetivo transformar a aparência do sorriso, tornando-o mais branco, simétrico e harmonioso, o que favorece a autoestima do paciente. 

Contudo, não podemos esquecer também dos benefícios funcionais de muitos dos procedimentos realizados por especialistas que atuam nessa área. Eles são essenciais para preservação e recuperação da integridade estrutural dos dentes, contribuindo para que esses sejam efetivos em seu papel e não sejam motivo de dor ou qualquer outro desconforto ou dificuldade. 

Vale lembrarmos aqui que os dentes influenciam não só no processo de mastigação, mas também na fala e até mesmo na respiração.  

Quando procurar por um especialista em dentística?

Por mais que muitos utilizem a dentística como sinônimo de odontologia estética, essa é apenas uma de suas atuações. Por isso, podemos pensar nesses especialistas quando passarmos por problemas como dentes danificados, manchados ou escurecidos, por exemplo. Ele certamente saberá indicar qual o melhor tratamento para cada caso. 

Mas é claro que não podemos ignorar o seu potencial no que se trata da estética do sorriso. Elevar a autoestima do paciente ao dar a ele um sorriso mais harmônico, é um benefício muito valioso. Muitas vezes, são os problemas com autoimagem, a insatisfação com a cor do sorriso ou o posicionamento dos dentes o motivo das pessoas procurarem por esses profissionais. 

De maneira geral, a recomendação é que todos busquem por um profissional da área pelo menos duas vezes ao ano. Dessa forma, será possível manter a boca e o sorriso sempre saudáveis, prevenindo problemas mais graves. Além disso, se for necessário, o especialista irá encaminhar o paciente para outras especialidades, realizando assim uma atuação multidisciplinar, sempre priorizando cada indivíduo e suas necessidades. 

Conheça os principais procedimentos 

Como vimos, a dentística é composta por uma diversidade de procedimentos. Abaixo descrevemos os principais para que você fique a par do que se trata essa especialidade na prática. 

Restaurações

As restaurações são tratamentos muito comuns em consultórios odontológicos, esses procedimentos são buscados principalmente para tratar traumas causados por cárie ou fratura. 

Sua principal função é reconstruir a estrutura dentária, evitando graves consequências ao paciente, como a perda de um dente, por exemplo. 

Normalmente é realizada primeiro a retirada da parte afetada do elemento, sendo essa área preenchida por materiais específicos, capazes de impedir a infecção ou a deterioração do local. 

Existem dois tipos de restaurações: 

  • Restaurações diretas: quando o material é aplicado diretamente sobre o dente. 
  • Restaurações indiretas: quando o material precisa de um preparo para ser encaixado no dente. 

Facetas de porcelana

As facetas são pequenas “capas” de porcelana aplicadas na face externa dos dentes com a finalidade de melhorar sua forma e cor. Sem dúvidas, um dos queridinhos quando se fala em dentística. 

Esse procedimento é muito indicado para pacientes que sofreram desgastes dentários, que podem ser causados até mesmo pelo excesso de restaurações. Além disso, é também uma ótima alternativa para pessoas que não obtiveram o resultado esperado por meio do clareamento dentário.

Lentes de contato

Embora tenha uma aplicação predominantemente estética, as lentes de contato também trazem benefícios funcionais, gerando melhorias para quem sofre com problemas de oclusão e beneficiando a mastigação. 

Contudo, de fato, é preciso admitir que sua principal função é a restauração da aparência do sorriso, deixando-o mais branco e harmônico. 

Esse procedimento é bastante similar ao tratamento com facetas de porcelana, sendo considerado um avanço do mesmo. A principal diferença, é que por serem mais finas, as lentes de contato requerem um menor desgaste dos dentes em sua implantação. 

Clareamento dentário

Quem não gostaria de ter dentes mais brancos? Sem dúvidas a cor do sorriso é um dos símbolos da beleza estética. É normal que os nossos dentes escureçam com o tempo, principalmente devido às alterações pigmentares causadas pelos próprios alimentos. 

O clareamento é uma boa maneira de lidar com isso. Através de géis e produtos oxidantes capazes de penetrar o esmalte e a dentina, o tratamento quebra as moléculas de pigmentos causadoras de manchas, dando ao sorriso um aspecto mais branco e uniforme. 

Gengivoplastia e Gengivectomia

A gengivoplastia e a gengivectomia são procedimentos mias complexos, contudo, também são da expertise da dentística. Embora cirúrgicos e com finalidades similares, existem diferenças entre eles. 

No caso da gengivoplastia, seria como uma cirurgia plástica da gengiva. Esse é o tratamento recomendado para pessoas que sofrem com sorriso gengival e se incomodam muito com isso.  

Normalmente suas indicações são mais estéticas, sendo ele voltado para um acerto do contorno anatômico da gengiva. 

Você já tem alguém para cuidar da sua saúde bucal? Clique aqui e conheça alguns especialistas em dentística.

The post O que é Dentística? appeared first on BoaConsulta.

Legumes gratinados

Essa receita é uma delícia! E é perfeita para acompanhar a refeição principal. O gratinado de legumes é uma aposta certa para quem ainda não está acostumado a comer legumes. Pois o molho branco deixa tudo mais gostoso!

Bora fazer? 🙂

Legumes gratinados
Ingredientes
Instruções de preparação
  1. Misture os vegetais em uma travessa e reserve.
  2. Separe meia xícara de leite e misture com a farinha de trigo (ou amido de milho) até formar um creme.
  3. Refogue a cebola no azeite de oliva e adicione o restante do leite na panela com a cebola, deixe levantar fervura e baixe o fogo.
  4. Incorpore aos poucos o creme feito com o trigo, mexendo sempre. Deixe engrossar até o ponto desejado. Se preferir, adicione um pouco mais de leite para ficar mais líquido.
  5. Tempere com o sal, a noz moscada e pimenta do reino.
  6. Coloque sobre os legumes e leve ao forno para até aquecer e dourar.
Notas da Receita

Qualquer troca de ingrediente alterará a receita original e as calorias. É preciso testar e adaptar sua quantidade.



original de Blog da Mimis https://ift.tt/33Fjwca