segunda-feira, 29 de junho de 2020

6 possíveis causas para o cansaço persistente

Se você se sente constantemente cansada e sem energia, mesmo que não tenha feito grandes esforços, talvez seus hábitos estejam causando isso, é muito comum essa fadiga persistente estar ligado ao estilo de vida. O sono, a alimentação e a prática de atividades físicas são pontos muito importantes quando se trata de energia e disposição. Porém, esse cansaço excessivo também pode ser sintoma de muitas doenças, como anemia, diabetes, alterações da tireoide ou até mesmo depressão.  É importante avaliar se existem outros sintomas associados e buscar auxílio médico.

Abaixo eu compartilho alguns fatores que podem causar cansaço e indisposição. Leia com calma, mude seus hábitos (dou dicas sobre isso AQUI) e avalie sua disposição, se nada mudar, procure um médico para te ajudar. Estar sempre cansada não é natural e nem saudável!



original de Blog da Mimis https://ift.tt/2Zh2kr2

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Lentilhas com legumes

Você sabia que a lentilha é uma super aliada do emagrecimento e da saúde? Ela é rica em proteínas, ferro, magnésio, potássio, vitaminas, zinco, fibras; nutrientes que melhoram a saúde do coração e dos ossos, ajudam na saciedade, previnem a prisão de ventre e controlam os níveis de açúcar no sangue, entre outros benefícios.

A lentilha também é bastante versátil, podendo ser usada em sopas, refogados, saladas e outras receitas, como esse hamburger vegetariano delicioso que eu ensinei AQUI, tenho certeza que você vai gostar, assim como a receita de hoje que é super saborosa, perfeita para dias mais frios, pois ela sacia mesmo.

Quem vai fazer?? Me conta seu prato com lentilha favorito, quero saber

Imagem: Shutterstock

Lentilhas com legumes
Ingredientes
Instruções de preparação
  1. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho.
  2. Coloque a cenoura e deixe cozinhar por alguns minutos, se necessário adicione um pouco de água.
  3. Quando a cenoura estiver quase cozida, adicione os pimentões, os tomates, as lentilhas e a água. Tempere com sal e pimenta do reino.
  4. Deixe ferver, é se necessário, coloque mais água. Finalize com o coentro.
Notas da Receita

Qualquer troca de ingrediente alterará a receita original e as calorias. É preciso testar e adaptar sua quantidade.



original de Blog da Mimis https://ift.tt/383qglJ

quarta-feira, 17 de junho de 2020

Chips de maçã com canela

A receita de hoje é super fácil, e ideal para um lanchinho no fim do dia ou para quando bater aquela vontade de comer algo docinho. Perfeito também para levar sempre que precisar de algo rápido e nutritivo. A única dificuldade dessa receita é ficar de olho para não queimar.

Seguindo essa mesma receita, é possível fazer com vários outros alimentos como a banana, abacaxi, cenoura, beterraba, batata doce, o que vocês acham? 🙂

Imagem: Shutterstock

Chips de maçã e canela
Ingredientes
Instruções de preparação
  1. Preaqueça o forno em temperatura mínima.
  2. Lave a maçã bem e seque a bem. Retire a parte do centro e corte em fatias bem finas ou utilize um cortador de legumes (mandolina).
  3. Forre um forma com papel manteiga e disponha as fatias sem sobrepor. Polvilhe canela.
  4. Leve ao forno a 150 graus por 1h30min virando a cada 30 minutos ou ou até observar que estão bem desidratadas.
  5. Quando estiver pronto, retire e deixe esfriar.
Notas da Receita

Qualquer troca de ingrediente alterará a receita original e as calorias. É preciso testar e adaptar sua quantidade.



original de Blog da Mimis https://ift.tt/2YN2I06

segunda-feira, 15 de junho de 2020

12 Plantas resistentes para cultivar em casa

Que tal decorar sua casa com plantas? Além de fazer muito bem para saúde como eu contei AQUI, ainda pode virar um hobby super relaxante. Eu amo cuidar das minhas, é muito terapêutico vê-las crescer, ver os brotos e as folhas novas saindo, podar as folhas velhas…

Você pode pensar que não leva jeito, que todas as suas plantinhas acabam morrendo, mas talvez você não esteja escolhendo a planta certa. Existem plantas que são muito resistentes, se adaptam mais facilmente a diferentes tipos de ambientes e não precisam de grandes cuidados, como essas 12 espécies que eu mostro abaixo.

Mas mesmo para essas plantas muito resistentes e adaptativas é bom lembrar que: nenhuma delas gosta de terra encharcada, nunca coloque água em excesso, pois pode apodrecer as raízes; no verão, as plantas normalmente precisam de mais água e no inverno menos, sempre teste para saber se a terra já está seca; e por fim, muitas plantas são tóxicas, não sendo adequada para ambientes com crianças e animais domésticos, sempre pesquise sobre a espécie do seu interesse.

Chega de papo e vamos conhecer essas 12 plantas que vão deixar sua casa ainda mais linda! Me conta qual você gostou mais, vou amar saber 🙂

Veja também esses posts AQUI, que eu conto mais sobre decoração com plantas, cactos, suculentas e mais.



original de Blog da Mimis https://ift.tt/2B8AfKg

quarta-feira, 10 de junho de 2020

Legumes salteados

Hoje tem uma receita super fácil e deliciosa para o almoço ou jantar! Sempre aposto nesse prato quando tenho alguns legumes perdidos na geladeira. É uma receita muito versátil, pode ser preparado de diferentes maneiras e com diversos ingredientes. Sirva com uma carne, como essa AQUI, e pronto, já tem uma refeição completa.

Me contem o que acharam dessa receita e quais os legumes vocês acham que combinam com essa receita 🙂

Imagem: Shutterstock

Legumes salteados
Ingredientes
Instruções de preparação
  1. Em uma panela wok, aqueça o azeite e junte a abobrinha, mexa até estarem levemente cozida, se necessário, adicione um pouquinho de água. Quando estiver levemente cozida, junte a berinjela e o pimentão e cozinhe por mais alguns minutos.
  2. Junte os tomates, acrescente os temperos e o shoyu. Salteie os legumes e mexa de vez em quando até estarem cozidos.
  3. Por fim adicione as folhas de manjericão.
Notas da Receita

Para retirar a pele do tomate, faça um corte em X em uma das extremidades do tomate, coloque no micro-ondas por 30 segundos, deixe descansar por 2 minutos e depois descasque, a pele vai sair facilmente.

Qualquer troca de ingrediente alterará a receita original e as calorias. É preciso testar e adaptar sua quantidade.

 



original de Blog da Mimis https://ift.tt/3dPYQSv

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Como praticar o autocuidado

Você já cuidou de si mesma hoje? Na correria, nem paramos para pensar sobre isso, acabamos nos preocupando com as pessoas a nossa volta, com o trabalho, os filhos, a casa e esquecemos de nós mesma. Cuidar de quem amamos é importante e nos faz bem, mas é necessário olharmos para nós também!
Por isso é importante falarmos sobre o autocuidado, uma prática que visa conhecer nossas próprias necessidades, ter atitudes e hábitos direcionados a nossa saúde e bem-estar, evitando práticas ruins a fim de melhorar nosso estilo de vida. O autocuidado traz diversos benefícios, como a cura dores físicas e emocionais, o aumento da produtividade e autoconfiança, a melhora da criatividade, autoestima, saúde e qualidade de vida.

Para praticar o autocuidado não existe receita de bolo, primeiramente é importante conhecer nossas necessidades e atividades que nos façam bem. Pense nas coisas que te deixam feliz, como por exemplo ler um livro, pintar, cozinhar… Pense naquilo que você gostaria de cuidar mais em você, como a saúde, a alimentação, a pele, os cabelos…Pense no que não tem faz bem, aquela pessoa que você precisa se afastar, aquela situação que te deixa angustiada… Com essa pequena análise, já podemos pensar em muitas atitudes de autocuidado.

Abaixo eu preparei algumas sugestões de autocuidado, veja aquelas que fazem sentido para você e tente introduzir na sua rotina aos poucos, logo você estará se sentindo melhor e se amando mais.

Vamos praticar o autocuidado?



original de Blog da Mimis https://ift.tt/2XHh42K

sexta-feira, 5 de junho de 2020

Entenda como funciona o processo de reeducação alimentar!

Anemia, gastrite, obesidade, diabetes, colesterol alto e imunidade baixa são algumas das condições influenciadas pela negligência com a nossa saúde. Refletir sobre esses perigos nos leva a enxergar a importância de mudar hábitos cotidianos e, nesse sentido, a reeducação alimentar é dos aspectos de atenção.

Ao contrário do que alguns pensam, a intenção não restringir a dieta, mas sim introduzir uma alimentação saudável, com foco em oferecer todos os nutrientes necessários. O objetivo é a redução de enfermidades e o aumento da qualidade de vida.

Reunimos algumas informações para sua melhor compreensão. Vamos acompanhar?

Quem precisa de reeducação alimentar?

Qualquer pessoa que apresente algum problema derivado da má alimentação, ou apenas que busque o emagrecimento ou o mais bem-estar, precisa modificar os hábitos alimentares.

Os benefícios dessa mudança no cardápio são vários, como maior qualidade do sono, aumento da disposição, glicemia controlada, diminuição no índice de doenças, melhoria no funcionamento do intestino e pele mais viçosa.

Como funciona?

A reeducação alimentar não está ligada à restrição de alimentos, mas a uma melhor organização sobre o que é colocado no prato. Busca-se incentivar a pessoa a ingerir todos os nutrientes dos quais precisa para que seu organismo se mantenha saudável. 

Assim, em vez de passar o dia à base macarrão e frituras, por exemplo, é preciso diminuir a quantidade desses itens e aumentar a ingestão dos demais alimentos saudáveis, como proteínas, frutas, legumes e fibras. No entanto, cabe dizer que para cada pessoa o cardápio será diferente, combinado? Isso porque é fundamental avaliar necessidades e carências de cada um, além dos objetivos pessoais. 

Vamos a um exemplo? Alguém que deseje o emagrecimento precisará controlar ainda mais a quantidade de frituras e açúcar. Já um paciente com anemia até poderá consumir esses itens, mas terá que aumentar a ingestão de ferro, a exemplo dos vegetais verde-escuros. Entendeu?

É interessante ainda dizer que muitos profissionais defendem a reeducação alimentar no lugar das dietas restritivas. Essas últimas são vistas como desagradáveis pelos pacientes, e a proibição por tempo prolongado tende a aumentar as chances de uma compulsão alimentar.

Qual profissional procurar?

Existem 2 profissionais capazes de nos auxiliar nesse sentido: o nutrólogo e o nutricionista. Por terem formação em Medicina ou Nutrição, ambos têm pleno conhecimento sobre a saúde humana e entendem no que devem focar ao atender cada paciente. Dependendo da situação, um psicólogo ou um endocrinologista também são aconselháveis.

No momento da escolha do médico, não se esqueça de que já existem diversos recursos tecnológicos, dando-nos praticidade e nos possibilitando marcar consultas em poucos cliques.

Uma plataforma como a BoaConsulta é um exemplo. Por meio do site ou do aplicativo para celular, o paciente escolhe a especialidade da qual precisa e seleciona o local e o dia em deseja atendimento. Tudo simples e rápido.

Tenha em mente que a alimentação não precisa ser torturante, no entanto é importante prezar pela saúde. A reeducação alimentar é uma das soluções para nos fornecer o bem-estar e a qualidade de vida que tanto queremos.

Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida? Podemos ajudar você! Entre em contato e em breve responderemos sua solicitação! 

The post Entenda como funciona o processo de reeducação alimentar! appeared first on BoaConsulta.

quarta-feira, 3 de junho de 2020

Creme de avelã saudável

A receita de hoje é sucesso! Creme de avelã, sem aditivos químicos, sem conservantes, somente com ingredientes do bem! As avelãs ajudam a diminuir o colesterol alto, previnem a anemia, cuidam da saúde óssea e da memória, e favorecem o metabolismo do fígado, por serem ricas em fibras, ferro, fósforo, ácido fólico, cálcio, magnésio e vitaminas do complexo B. E o cacau em pó já contei sobre seus benefícios aqui.

Mas fiquem atentos e consumam com moderação, pois apesar de ser uma receita saudável, as avelãs são oleaginosas bem calóricas. Minha sugestão é consumir no lanche com frutas que tenham poucas calorias, como o morango ou kiwi.

Quem aí vai fazer essa receita?? Tenho certeza que vocês vão amar, ahhh e as crianças também 🙂

Imagem: Shutterstock

Creme de avelã saudável
Ingredientes
Instruções de preparação
  1. Em uma panela, esquente as avelãs, cuidado para não as queimar, a intenção é somente esquentar bem. Ainda quente, coloque-as dentro de um pano e esfregue bem a fim de tirar as cascas.
  2. Já sem as cascas, esquente-as novamente e coloque-as no processador e bata por uns 10 minutos, parando e mexendo, até que se transforme em um creme.
  3. Adicione o cacau (ou o chocolate meio amargo derretido em banho maria), o adoçante e a pitada de sal, bata novamente até incorporar todos os ingredientes.
  4. Após tudo batido, empurre com uma espátula o creme no processador e adicione a água fervente, bata bem para obter cremosidade.
Notas da Receita

Qualquer troca de ingrediente alterará a receita original e as calorias. É preciso testar e adaptar sua quantidade.



original de Blog da Mimis https://ift.tt/2MoPbGp

segunda-feira, 1 de junho de 2020

9 sementes para incluir na dieta

Essa sementinhas são pequenas no tamanho, mas gigantes nos benefícios! São ótimas para turbinar a dieta de emagrecimento e a saúde como um todo, sem falar que melhoram significativamente os processos do intestino. Aqui no blog já contei os benefícios para saúde de várias sementes, mas no post de hoje resolvi trazer um compilado das 9 melhores para incluir na alimentação, com seus nutrientes, benefícios e sugestões de consumo!

Muita gente me fala que tem dificuldade em consumi-las, eu costumo por adicioná-las ao iogurte, às massas de bolos e tortas, às saladas e frutas, acho que combinam bem. Mas tudo é questão de testar! Como você gosta de comê-las? Tem alguma preferida? Me conta 🙂



original de Blog da Mimis https://ift.tt/3cjPj4t